Inicie o ano fazendo uma limpeza no computador

Postado por AZ Tecnologia em 14 de Fevereiro de 2018

2018 está no início e nada melhor do que uma boa faxina, não é verdade? Podemos ajudá-lo a fazer aquela limpeza no computador que você vem adiando há tempos.

As fotos estão começando a tomar muito? Os sites estão demorando para carregar? Seu computador está muito lento? Todos esses problemas podem ser resolvidos com uma rápida limpeza no computador, simples de ser executada. Inclusive, vários procedimentos podem ser feitos por você mesmo.

Vale lembrar que essa limpeza não exclui a necessidade de uma manutenção preventiva. Apenas um especialista será capaz de obter um diagnóstico mais profundo, sobre os problemas do seu dispositivo.

Por onde começar?

Tratando de uma limpeza direta no sistema operacional, você pode começar com os arquivos recentes, prefetch e temporários. Esses tipos de arquivos criados pelo Microsoft Windows, para auxiliar na execução de determinadas tarefas. Em situações normais, eles deveriam ser excluídos automaticamente após o uso. Porém, por motivos diversos, esses arquivos podem permanecer no computador.

Observe como é simples eliminá-los:

• Acione o botão com o símbolo do Windows + letra R;

• Esse comando abrirá uma caixa de execução no seu computador, como no exemplo abaixo;

• Digite o nome das pastas que você deseja ter acesso. No caso, para temporários você deverá digitar %TEMP% e para recentes digite recent. Para acessar a pasta com os arquivos prefetch, digite a palavra prefetch;

• Uma vez que você acessou a pasta, selecione todos os arquivos, e delete-os.

• Repita a operação para cada uma das pastas citadas.

Faça uma limpeza também em seu navegador

Se você está sentindo a navegação pela internet lenta, o problema pode ser a quantidade de dados armazenada no navegador. A exclusão de dois tipos de arquivos pode acabar com esse problema. Estamos falando dos cookies e cache.

Para excluir esses arquivos do seu navegador e contribuir com a limpeza no computador, é muito simples:

• Acesse o navegador utilizado por você como de costume;

• Pressione as teclas Ctrl + Shift + Delete;

• Selecione as opções, conforme o exemplo da imagem abaixo:

• Clique em limpar dados.

Esse procedimento foi testado nos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer.

Mas atenção! Para navegar na internet com mais agilidade podem ser consideradas diversas questões, tais como: velocidade do serviço de internet, escolha do navegador, servidor de DNS utilizado, etc.

Não existe um tempo pré-definido recomendado para limpar estes arquivos. É preciso analisar cada caso. Estes arquivos são utilizados pelo browser e pelos sites para oferecer mais agilidade e melhor experiência de navegação. Sendo assim, o ideal é excluí-los somente quando a sua existência começar a atrapalhar o desempenho do navegador. Desta forma, recomenda-se que o usuário fique atento ao desempenho do navegador. Se, como já citamos, ele está lento ou se também anda travando. Caso uma destas opções se manifeste, limpar esses arquivos será uma boa ideia. Toda limpeza no computador deve ser feita com precaução!

Como identificar programas e aplicações desnecessários?

A maneira mais fácil de realizar esta tarefa é analisar a lista de softwares instalados e verificar o que realmente está sendo utilizado. Essa lista pode ser acessada através do painel de controle ou digitando “desinstalar um programa” no menu iniciar do Windows. Lá aparecerá uma lista com todos os programas instalados e a opção para desinstalá-los.

É bom tomar cuidado para não desinstalar nenhum programa útil ou algum complemento utilizado por outro software. Quando o usuário não souber do que se trata o software, basta dar uma pesquisada pelo seu nome na web. Essa medida evitará erros, como deixar algum outro programa inutilizável.

Limpeza no computador também inclui formatação?

O fato do seu computador estar um pouco mais lento, do que quando você o comprou, não indica que ele precise ser formatado. A formatação é recomendada quando o sistema operacional apresenta problemas graves, e todas as possíveis soluções foram esgotadas. Porém, com uma investigação minuciosa, é possível encontrar soluções mais rápidas e eficazes do que realizar a formatação.

Sendo assim, formatar é a última opção para solucionar os problemas de um dispositivo. O ideal é sempre analisar corretamente o que está acontecendo com a máquina. Caso seja um problema de hardware, por exemplo, a formatação não resolverá nada. Antes de tomar a decisão de formatar, consulte um profissional de TI de confiança. Ele poderá averiguar a situação de forma mais profunda, fornecendo um diagnóstico preciso. A limpeza no computador e sua manutenção preventiva ajudam a evitar que as máquinas precisem ser formatadas.

Os hardwares e a limpeza de computador

Quando surge um problema no computador, quase sempre ligamos ele a alguma instabilidade no sistema. Porém, os hardwares também podem ser a fonte do problema. Uma peça mal encaixada, uma placa oxidada ou até mesmo a falta de limpeza são capazes de inutilizar um equipamento.

Mas, depois que o seu computador saiu da loja, quando você deve começar a se preocupar com isso? Em geral, não existe um tempo pré-definido para a realização de manutenção preventiva. Este tempo costuma variar de acordo com o ambiente onde a máquina está. Lugares onde existem uma maior concentração de poeira, maresia e fuligem, costumam necessitar desse tipo de manutenção um pouco mais cedo. Como precaução, é interessante investir em uma limpeza no computador, pelo menos, uma vez ao ano.

Faça manutenção regularmente

Dica extra!

Os serviços de armazenamento em nuvem são ótimos para liberar espaço nos dispositivos. Eles permitem sincronizar arquivos importantes, evitando perdas em situações adversas. Dropbox, OneDrive, Google Drive e Amazon AWS são as alternativas mais confiáveis no mercado.

Artigo pulicado por: AZ Tecnologia