Firewall, o que é?

Para uso pessoal e empresarial

Postado por AZ Tecnologia em 17 de Janeiro de 2018

Ouvimos cada vez mais a palavra Firewall em nosso cotidiano, você certamente está familiarizado com ela, mas você sabe realmente o que um firewall faz?

Em inglês, Firewall é o nome dado a aquelas portas antichamas utilizadas nas escadarias dos edifícios. Na informática, Firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo.

Os Firewalls podem ser aplicativos ou equipamentos que ficam entre o link de internet e os equipamentos de TI, chegando e filtrando os dados que entram e saem da rede. Essa solução atende o uso empresarial e residencial.

Firewall como Software

Aplicações em forma de Firewall, já fazem parte dos sistemas operacionais modernos, garantido a segurança dos computadores, notebooks, tablets e smartphones. Além disso é bastante comum, empresas que utilizam servidor para uso da aplicação de firewall, filtrando todo o conteúdo transmitidos e recebidos dos computadores com a internet.

Servidores Linux são os mais utilizados para Firewalls como Software

Firewall como Hardware

Firewalls em forma de Hardware são mais comuns em ambientes empresarias, a vantagem em usar equipamentos desse tipo, é que o equipamento é dedicado para essa função, dessa forma, o firewall é capaz de tratar mais requisições e filtrar de maneira mais ágil.

Em ambos os casos, todas as regras dos Firewall são aplicadas e personalizadas à vontade, permitido que os protocolos de segurança sejam modificados de acordo com a necessidade.

A complexidade da instalação depende do tamanho da rede, das políticas de segurança, da quantidade de regras que controlam o fluxo de entrada e saída de informações e do grau de segurança desejado a determinado ponto da rede.

Firewall Appliance - Desenvolvido para um fim específico, contendo uma solução altamente especializada.

Recomendamos que, independente do porte e ramo da empresa, aplique uma solução de Firewall. Aplicações em forma de Software possuem um custo excelente e um retorno em segurança melhor ainda.

Para saber mais, entre em contato com a AZ, e saiba mais em como podemos ajudar a sua empresa!

Artigo pulicado por: AZ Tecnologia