Um incomodo para muitas empresas, principalmente as de pequeno porte, o suporte em TI pode ter seus custos reduzidos se algumas práticas forem adotadas.
É fato comprovado que o custo de um funcionário parado por falhas no equipamento é muito superior ao custo de reparo eficiente do equipamento.
O cenário fica ainda pior quando estamos falando de algum servidor da rede, onde uma falha acaba deixando um setor inteiro parado.
Existem algumas práticas que listaremos a seguir, para ajudar você a reduzir os custos com suporte na sua empresa e ainda conseguir mais eficiência com os equipamentos.
Tenha um profissional da sua confiança
Se a cada problema você procura um profissional diferente, dificilmente você vai conseguir estabilizar o funcionamento correto dos equipamentos.
Procure por indicações de profissionais ou empresas sérias, com serviço competente e honesto, uma boa parte dos problemas se resolve aqui.
Com um acompanhamento adequado, o profissional vai conseguir mapear as principais falhas na estrutura e programar um plano para colocar tudo nos eixos.
Manutenção preventiva é essencial
Muitas vezes deixada de lado, como um custo desnecessário, a manutenção preventiva tem papel fundamental para o bom funcionamento dos equipamentos de TI.
Um contrato mensal simples de suporte pode resolver essa parte, com as partes entrando em acordo para o tempo médio mensal necessário para a manutenção preventiva dos equipamentos.
Backup dos dados
Backup a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados. O Backup pode ser feito em Disco (HD), fitas magnéticas ou em nuvem. A complexidade do backup depende da estrutura da empresa, rede e arquivos. Um dos setores com custo mais alto em TI é o de recuperação de dados. Recuperar algumas informações pode sair bem caro para a empresa. É essencial elaborar um plano de backup que permita além da segurança da informação, o acesso imediato aos dados em caso de falhas.
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Artigo pulicado por: AZ Tecnologia