HD e SSD - Entenda as diferenças

Postado por AZ Tecnologia em 26 de Fevereiro de 2018

Com a necessidade de tecnologias mais velozes e duradouras, as fabricantes de HDs optaram por investir em um novo tipo de item para armazenamento, chamados SSD’s. Contudo, se ainda não sabe bem a diferença entre esses dois tipos de discos e sempre fica na dúvida se é, realmente, compensador investir em um SSD, visto que o preço ainda é elevado. Hoje nós mostraremos as diferenças técnicas entre essas duas tecnologias e os valores mais acessíveis para os dois tipos de disco, para que os interessados em trocar seu HD saibam se realmente a troca é uma boa ideia.

Em nosso artigo iremos abordar dois discos específicos, um HD e um SSD. Optamos por escolher discos de valores parecidos, para comparar com maior precisão as diferenças entre produtos que supostamente devem proporcionar as mesmas configurações.

HD de notebook, com peças mecanicas SSD feito apenas de circuitos integrados, sem partes móveis

Agora que você já conhece a aparência dos itens comparados, iremos mostrar as diferenças entre estes pequenos componentes tecnológicos.

Peso

Não há como negar, os SSDs são muito leves e compactos, ideais para notebooks, gabinetes de menor porte e até mesmo para computadores comuns. Os SSDs pesam quase cinco vezes menos do que os HDs comuns, fator muito interessante para quem gosta de carregar os dados consigo para todo lugar.

Velocidade

Os dados apresentados foram fornecidos pelas fabricantes. Os discos SSD, trabalham com uma velocidade de 450MB/s (podendo ser maior em discos de alta performance) tanto na escrita, como na leitura, contra 125MB/s dos HD’s normais.

Preços

Em uma pesquisa rápida na internet, encontramos HDs de 1TB para notebook por uma média de R$250, entretanto um SSD de 240GB sai por uma média de R$300.

Notebook

Os computadores portáteis são os que mais ganham vantagens com os SSDs. Comparado com os discos rígidos, os discos de estado sólido são bem mais leves, gastam menos energia e aquecem muito pouco (visto que não há peças mecânicas nele), fatores ideais para um PC que você precisa carregar para todo lugar. Os SSDs ainda levam vantagem por não travarem ao ocorrer movimentos bruscos ou batidas no notebook.

Conclusão

E então, vale a pena trocar um HD por um SSD? Para quem preza por economia, deseja muito espaço e quer um disco que dure muito mais, a compra de um SSD deve ser a última coisa que você deve pensar para melhorar seu computador. Mas se você visa performance, a troca de um HD por SSD é essencial. Lembrando que nesse caso, você pode comprar uma case externa para o HD e utilizar como disco portátil.

Case externo para HD

Dica extra!

Os serviços de armazenamento em nuvem são ótimos para liberar espaço nos dispositivos. Eles permitem sincronizar arquivos importantes, evitando perdas em situações adversas. Dropbox, OneDrive, Google Drive e Amazon AWS são as alternativas mais confiáveis no mercado.

Artigo pulicado por: AZ Tecnologia